Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2007





Projeto Bananitos
Por:
Fred William de Brito Dutra
Artista Multimídia
Presidente da Capp - Cultura, Arte e Promoção Popular


O QUE ESTE REFRIGERANTE TEM A VER COM ESTE SALGADINHO!?
LEIA O PROJETO ABAIXO E SAIBA MAIS.


APRESENTAÇÃO – DESCRIÇÃO

O que é o Projeto:

O Projeto Bananitos refere-se à produção em larga escala de um salgadinho de polpa de banana, crocante para ser vendido em supermercados, mercadinhos, restaurantes etc.

Pode também ser utilizado no complemento alimentar de atletas, gestantes, idosos e crianças no lanche e na merenda escolar.

O Bananitos é um produto 100% natural e não contêm conservantes podendo ser consumido ao natural (sem sal, ou açúcar), com sal, ou com açúcar, dependendo da preferência de cada consumidor.

Bananitos pode ser produzido e exportado para outros países, pois a valorização da banana dentro e fora do Brasil é bastante positiva visto as suas propriedades naturais.

O projeto Bananitos beneficia em sua produção muitos profissionais, sendo um produto gerador de emprego e renda para vários segmentos.

O Bananitos visa estimular os pequenos produtores e firmar parceria com famílias residentes nas periferias para a plantação de bananas em quintais, granjas, sítios, etc.

Objetivo Geral:

Produzir um tipo de alimento totalmente natural que possa ser utilizado em diversos momentos e possa ser uma opção para as pessoas que não podem comer batata frita pelo alto teor de amido entre outros elementos que prejudicam a saúde.

Gerar emprego e renda para pessoas sem muita instrução por meio de treinamento prático nas linhas de produção proporcionando a oportunidade de obter renda e dignidade por meio de um trabalho prático e fácil, além de obter instrução em outros setores e poder estudar com o programa de alfabetização e capacitação profissional oferecidos por nossa entidade dentro do projeto bananitos.

Introduzir no mercado um produto de fácil penetração e assimilação para que possa vir a fazer parte da rotina diária das famílias brasileiras e de outras partes do mundo, podendo o projeto instalar uma linha de produção em vários locais que tenham produção de banana, beneficiando o produtor e seus trabalhadores, aumentando a renda mensal das famílias locais e dos produtores com o beneficiamento da banana.

Principais Envolvidos:

Produção/Venda:

1- Pessoas de todas as idades interessados em trabalhar nas linhas de produção;

2 – Jovens em busca do primeiro emprego para trabalhar:

A - Na linha de produção;

B - Na venda direta ao consumidor de porta em porta;;

C – Nos pontos fixos em locais estratégicos espalhados pelas cidades;

D – Nas equipes de representação e abertura de pontos de revenda;

Fornecedores:

3 – Grandes Produtores de Banana: fornecedores principais;

4 – Pequenos e médios produtores: fornecedores secundários;

5 – Micro produtores do programa social de produção doméstica: fornecedores beneficiários;


Distribuição e Revenda:

Pequenos, médios e grandes mercadinhos e supermercados, cantinas escolares, bares e restaurantes, hotéis, pousadas, motéis, pensões, pontos de venda no sistema de franquia, outros;

Público Alvo:

O Bananitos por ser um produto natural e sem conservantes vai atingir todas as faixas etárias e camadas sociais, pela sua apresentação,, fácil distribuição e assimilação de sabor.

Não existem restrições para o produto, exceto para pessoas alérgicas a banana.


JUSTIFICATIVA

Contexto do Projeto:

O Bananitos é um produto alimentício que vem suprir uma lacuna existente entre os salgadinhos vendidos em larga escala à base de Batata Inglesa que podem oferecer risco a saúde quando ingeridos habitualmente.

O Bananitos pode e deve ser consumido habitualmente, pois ele é um rico complemento alimentar que tem como base a polpa da banana rica em nutrientes fundamentais para o desenvolvimento, o melhoramento físico, indicado principalmente para os fisiculturistas, gestantes, crianças em fase de crescimento, idosos, e pessoas com casos de desnutrição.


Importância nesse Contexto:

Sua importância esta justamente nas suas propriedades nutricionais, ao contrário dos outros produtos existentes no mercado.

Sendo um excelente complemento alimentar para todas as faixas de idade é ainda por cima parte fundamental de uma entidade que trabalha para criar oportunidades de trabalho, para geração de emprego e renda visando o melhoramento sócio econômico de comunidades carentes.

Foi pensado justamente por de fácil assimilação no mercado de consumo, prático de ser manipulado e produzido, e extremamente abrangente no que se refere a matéria prima fundamental de sua produção a banana.

Assim sendo este conjunto de vantagens do Bananitos o torna um produto fundamental para ser explorado dentro do contexto de promoção social, dando-lhe uma importância maior e qualificando-o de utilidade pública.

Histórico:

A banana frita é um alimento artesanal, originalmente criado pelas Comunidades Indígenas da Amazônia Brasileira, vendida nos centros das cidades, em que a banana é cortada em fatias finas ao comprido e fritas na hora em gordura vegetal, sua aparência é dourada e sua textura fina e bastante crocante.

Ao conhecer o produto na fonte, feito na hora, pelos nativos da Amazônia, sentir o seu odor e experimentar o seu excelente e indiscutível sabor, nasceu o BANANITOS, que teve de sofrer adaptações em seu formato de apresentação, já que em fatias finas e cortadas ao comprido é muito boa para ser consumida na hora, mas para industrializar e revender ficaria muito inconveniente e perderia muito na apresentação final do produto, já que ao comprido quebraria muito e daria uma péssima impressão.

Assim nasce o novo Bananitos Chips, agora em fatias redondinhas como moeda dourada e crocante que pode ser consumido em todo o planeta levando o nosso sabor e um pouco da nossa natureza mundo afora e atraindo divisas para o melhoramento sócio econômico de nossa gente.

Seu diferencial:

O diferencial do Bananitos é a sua originalidade, o seu sabor, suas propriedades nutritivas e sua forma de produção e fabricação que envolve um grande número de pessoas em suas diversas etapas.

Nossa Experiência com o Produto:

O Bananitos foi experimentado em três estados do Brasil em um formato de Projeto Piloto com Equipamento Artesanal e teve uma penetração explosiva nas três capitais em que foi fabricado.

As Capitais, em diferentes regiões e influencias de costumes e culturas alimentares, assimilaram de forma extremamente positiva o produto que crescia em termos de pedidos e consumo com uma velocidade que o equipamento adquirido para sua produção, passou em apenas três meses de dois turnos para três turnos e em pouco tempo se tornou insuficiente, exigindo agora não apenas mais equipamentos como também um espaço bem maior e totalmente construído para suprir a necessidade da demanda por muito mais tempo.

O Fenômeno é que a equipe de representação do produto abria novos pontos todos os dias o que aumentava o consumo e a indicação de novos consumidores por aqueles que experimentavam e gostavam do Bananitos, assim em pouco tempo o espaço e o equipamento já estavam ultrapassados, exigindo um investimento muito mais ousado em equipamento industriais que não poderiam ser adquiridos para pequenos espaços.

Assim sendo em João Pessoa, Fortaleza e Brasília o produto teve uma aceitação positiva provando que pode ser consumido em todas as partes do mundo desde que produzido com equipamentos industriais e embalagens que possam dar acondicionamento durável ao produto que é natural e perecível em pouco tempo se não estiver embalado a vácuo.

Feito a análise nos três mercados e tendo a mesma experiência com o equipamento artesanal, ficou claro para nós que deveríamos esperar a oportunidade certa para podermos fabricar o Bananitos da forma correta dentro dos critérios de industrialização exigidos pelo produto e com o plano de expansão correto e o apoio técnico para dar sustentabilidade ao que consideramos ser uma grande oportunidade de geração de emprego e renda para diversos setores profissionais e para pessoas de comunidades de periferia e dos interiores de diversos estados que cultivam a banana e muitas vezes não tem como escoa-la para o mercado de consumo por falta de condições, assim poderemos desenvolver o nosso projeto social em que daremos apoio técnico e treinamentos para os médios, pequenos e micros produtores poderem obter uma banana de qualidade sem produtos químicos, perfeita para a produção do Bananitos que absorve em pouco tempo o que for produzido.



Ensacados a Vácuo, o Bananitos poderá ter uma durabilidade que lhe proporcionará ser Exportado para Europa e EUA com a qualidade exigida pelo comércio Estrangeiro.
O Mercado do Bananitos é ilimitado desde que possa ser produzido dentro dos padrões que o produto exige.


Objetivo Geral

Temos como objetivo geral a produção de um produto natural que possa vir a ocupar um lugar no mercado de consumo no Brasil e em outros países do mundo, que possa ser um gerador de divisas para os locais em que for produzido e também gerador de emprego e renda para pessoas sem especialização e nível de escolaridade superior, que possam ser treinados e assim trabalhar de forma digna obtendo o seu sustento e o de sua família em uma empresa formada por uma Organização Não Governamental que tem projeto social para todos os que estiverem envolvidos com a produção do Bananitos que também vai investir em Projetos de Esportes Radicais e de Culturas Alternativas bem como produzir eventos para difundi-los, tendo o Bananitos como Patrocinador Oficial, visando promover o produto, o consumo e tudo o que for apoiado por ele.

Objetivos Específicos – Metas a Atingir – Resultados Previstos

- Estímulo de médios, pequenos e micros produtores da capital e do interior do estado, dando o treinamento de como plantar e o tempo certo de colher a banana específica para a produção do Bananitos sem o uso de produtos químicos;

- Dar oportunidade de emprego e renda para as famílias desses produtores dentro da linha de produção, fazendo testes de capacitação para poder saber onde cada indivíduo pode ser melhor aproveitado e assim absorver melhor a sua mão de obra;

- Abrir Franquias de fabricação e venda do nosso produto em locais produtores de Banana e nos grandes centros urbanos, diminuindo o custo com o transporte e aumentando o tempo de durabilidade e exposição do Bananitos nos locais de venda;

- Formar equipe ambulante do Bananitos para a venda direta ao consumidor de porta em porta nos bairros de periferia das cidades;

- Formar equipes de representação para abertura de pontos de venda em comércios de alimentos com representantes para estimular e apresentar o Bananitos ao publico;

- Montar estandes e quiosques de representação em feiras e eventos;

- Criar novos mercados em outros países e estudar a possibilidade e visibilidade da implantação de pólos produtivos em outros países;

- Aplicar boa parte do lucro líquido do Bananitos em projetos sociais, culturais de esportes e movimentos alternativos e principalmente promover eventos para difundir e gerar o consumo do produto;


Informações Técnicas de produtividade para 
Micros Produtores

- Cada pé de banana dá uma penca de, em média 400 bananas;

- Tempo de colheita gira em média de seis a oito meses;

- Os valores do milheiro da banana gira de R$ 30,00 a R$ 60,00 dependendo do período de safra e entressafra;

- Uma área de 15/30 (450 metros quadrados), podem ser plantadas em média cem pés de banana, o que dá uma faixa de sessenta mil bananas a cada safra de seis a oito meses;

- Este volume de produtividade rende de R$ 1.800,00 a R$ 3.600,00 dependendo da safra;

- Tendo o milheiro da banana o valor de R$ 30,00 e considerando que para cada saquinho do bananitos de 50 Gramas são necessários em média três bananas, o valor de cada banana sai por R$ 0,03 tendo um valor final de matéria prima de R$ 0,09;

Obs.: esses valores acima citados são oscilantes podendo mudar em algumas épocas do ano de acordo com as safras e as intempéries do tempo.


Parcerias necessárias para o Bananitos

O Bananitos necessita agora, para que possa ser fabricado em escala industrial e ter a real importância que o produto e a marca merecem do apoio técnico do SEBRAE, GOVERNO do ESTADO e do MUNICÍPIO, assim poderemos administrar com segurança este grande produto que pode alçar grandes vôos e nos trazer divisas, fundamentais para o desenvolvimento de nosso povo.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

Os equipamentos abaixo se referem aos que são utilizados na forma de produção artesanal, diferentes aos que devem ser utilizados em escalas industriais.

Na forma aqui exposta podem produzir até 3.000 unidades por dia em dois turnos.

- Quatro tachos grandes para fritura;

- Oito peneiras de aço inox;

- Oito escumadeiras de aço inox;

- Vinte bandejas plásticas grandes para frízer;

- Dez tonéis grandes de plástico;

- Dez facas de inox para corte de frutas;

- Três mesas corridas de 5 metros cada com cobertura de plástico;

- Quarenta grades para condicionamento da matéria prima;

- Cinqüenta galões de Gordura Hidrogenada Vegetal;

- Quatro bandejas de tela em aço inox de 5 metros cada;

- Oito botijões de gás;

- Tablados de madeira para cobertura do piso do estoque das caixas;

- Caixas de tamanhos diferentes para embalagem do produto final com capacidades para:

- 50 unidades em saquinhos;

- 50 caixas de 50 unidades;

- Vinte mil Saquinhos para embalagem de plástico especial transparente;

- Vinte mil rótulos em papel com impressão em policromia;

- Veículo tipo furgão para distribuição e recolhimento do produto;

- Duas motos 125, para representação e cobrança;

- Luvas cirúrgicas para o manuseio do produto;

- Uniformes;

- Tôcas plásticas;

- Quatro fatiadores manuais ou elétricos;

- Quatro seladoras elétricas manuais;

- Fitas gomadas para selar as caixas;

- Seis carrinhos manuais para carga e deslocamento das caixas;

- Quatro frízeres horizontais;


ESTRUTURA FISICA

A estrutura física para o funcionamento do Bananitos é um galpão medindo em média 20X30 metros de área coberta em um terreno medindo 30X50 metros, com capacidade para a instalação de:



- Uma cozinha industrial medindo 10 X 06 metros;

- Balcão de inox quatro pias, armários com gavetões na parte inferior do balcão;

- Paredes totalmente cobertas de azulejo branco;

- Piso de cerâmica clara com cobertura de tablados de madeira removíveis;

- Área de armazenamento de matéria prima revestida com azulejo e piso de cerâmica, com local para descarga dos veículos de transporte;

- Área de beneficiamento da matéria prima com a mesma dimensão da cozinha e revestida da mesma forma;

- Área de estocagem e distribuição do produto final, com local de estacionamento para facilitar o transporte das caixas para os veículos de distribuição;

- Setor administrativo com visão para os setores de produção, beneficiamento e transporte;

- Almoxarifado para materiais de expediente;

- Estacionamento para veículos de Carga;

- Estacionamento para veículos de Distribuição;

- Estacionamento para setor Administrativo;

- Divisão do setor administrativo:

1. Fiscais de produção e controle de qualidade;

2. Setor de vendas;

3. Setor de contabilidade;

4. Presidência;

5. Diretoria de Marketing e Publicidade;

6. Refeitório;

7. Sala de Espera e secretaria;


Capacidade de produção

Produzindo 3.000 unidades de 50 gramas por unidade, que equivale a duas bananas e meia, se pode ter uma produção mensal de até 72.000 unidades por mês em uma jornada de oito horas por dia;

Utilizando-se 180.000 bananas por mês.

Produzindo em dupla jornada pode-se produzir o dobro, ou seja, em 16 horas por dia se produz de 6.000 a 7.000 unidades de 50 gramas, que equivale a um total de produtividade mensal de 144.000 a 168.000;

Utilizando-se de 360.000 a 420.000 bananas por mês.


Capacidade de Faturamento Bruto:

Unidades de 50 gramas

Quantidade por mês      Faturamento mensal        Faturamento Anual
    72.000                             R$36.000,00                     R$     432.000,00


  144.000                             R$ 72.000,00                    R$    864.000,00

  168.000                             R$ 84.000,00                    R$ 1.008.000,00



Estes cálculos são referentes ao equipamento relacionado para a forma artesanal, sendo os cálculos do formado industrial em muito superior a tudo o que foi exposto aqui nestes demonstrativos, fazendo do Bananitos um produto de alta rotatividade que pode gerar grande faturamento liquido.


SUB PRODUTOS BANANITOS

Como já foi salientado no início deste projeto a capacidade de aproveitamento da matéria prima (banana), é total podendo, além do produto principal, o Bananitos, ter outros sub produtos derivados da mesma matéria prima, tais como:

- A casca da banana:

1. Doce para o combate a desnutrição e para lactantes;

2. Ração para animais – com as cascas trituradas;

- A banana madura:

1. Doce de banana em calda – quando a banana passa do ponto para a fritura;

2. Banana passa;


- Farelo do Bananitos:

1. Farinha de banana.

Sendo assim a banana é aproveitada em todas as fases, sem haver o desperdício de matéria prima.


Fred William de Brito Dutra

Coordenação Geral

João Pessoa 17 de Janeiro de 2007











Nenhum comentário: